Depois de ler isto, você nunca mais vai eliminar o feijão preto da sua mesa! Confira aqui os benefícios deste alimento.

Para seu conhecimento, o feijão preto é uma leguminosa da família Phaseolus vulgaris. Embora existam seis tipos de feijão preto, eles são bem idênticos do ponto de vista nutricional.

O feijão preto é uma leguminosa bem querida pelo povo brasileiro. Além disso, é um alimento mesmo muito popular e cultural, porque costuma acompanhar a picanha brasileira. Contudo, ele também faz parte de outros pratos bem típicos e deliciosos da gastronomia do Brasil.

Saiba que este tipo de feijão, que alimenta muita gente diariamente, é muito benéfico para a sua saúde, pois ao comê-lo, você está a ingerir bastantes propriedades ricas e essenciais para o seu organismo.

Benefícios

Para seu conhecimento, os vegetarianos gostam muito de feijão preto. Eles costumam combinar feijão preto com arroz integral, uma vez que esta mistura é bem completa com proteínas e nutrientes muito adequados ao seu gênero de alimentação.

  • Diabetes e Hipoglicemia

O feijão preto é também adequado a diabéticos e a quem padece de hipoglicemia, essencialmente por ter um baixo nível de glicemia na sua constituição. Para ter uma ideia, quando você come feijão, a taxa de açúcar no sangue não sobe tanto como, por exemplo, se comer o típico pão branco.

  • Intestinos, Coração e Colesterol

Mais, esta leguminosa é composta por fibras altamente solúveis e proteínas. As suas fibras geralmente atuam através da absorção do líquido do estômago, criando uma substância em gel que atrasa o processamento dos carboidratos.  O seu processo intestinal também sai vencedor com estas fibras, pois trata de equilibrar o sistema de passagem dos alimentos do estômago para o intestino grosso.

O feijão, sendo ele formado por potássio, ácido fólico, ferro e carboidratos é indispensável em dietas alimentares de pacientes anêmicos. Ele evita também doenças de coração e coronárias e regula a concentração de colesterol no organismo.

  • Câncer

Este alimento conta ainda com poderes anti-inflamatórios e antioxidantes.  E, graças a este último benefício, ele é também associado à prevenção de estados cancerígenos.

Esta leguminosa tem tantas propriedades nutricionais, que os pesquisadores daMexico National School of Biological Sciences of the National Polytechnic Institute (IPN-ENCB), não hesitaram em incluí-lo na categoria de superalimento. Imagine só que, em cem gramas de feijão preto, você está a consumir a necessidade diária de proteínas em 42%, de fibras em 64% e de potássio em 42%. Bem legal não acha?

Depois deste artigo, certamente você já não vai olhar para o feijão preto como um mero acompanhamento de picanha. Comece a incluí-lo na sua alimentação e usufrua de todos os benefícios que indicamos.

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

*