Dicas certeiras para temperar feijão e conseguir o ponto certo: vai ficar delicioso

feijao-panela-close

 

Rico em nutrientes e minerais que combatem anemia, colaboram com a manutenção da memória, fortalecem os ossos e o sistema nervoso, o feijão, além de promover diversos benefícios para a saúde, ainda é considerado um dos principais grãos que ajudam a emagrecer, já que boa fonte de fibras que aumentam a saciedade, ajuda a regular o intestino faz com que o corpo absorva uma quantidade menor de carboidratos.

 

Apesar de estar presente na mesa dos brasileiros praticamente todos os dias ao lado do arroz, o alimento pode precisar de alguns truques para ficar ainda mais saboroso. Conheça algumas dicas certeiras para temperar feijão e conseguir o ponto certo, comoreaproveitar o feijão velho e ainda macete para não sofrer com os gases após o consumo:

Para acertar no tempero e no caldo cremoso do feijão, coloque em uma panela 1 medida de feijão para 6 de água fria sem sal. Deixe ferver até o grão amolecer e acrescente sal. Em uma frigideira separada, refogue cebola e o alho e adicione um pouco do feijão. Com as costas da colher, amasse os grãos. Acrescente a papa ao restante do feijão e continue cozinhando até que o caldo engrosse.

Se você gosta do tradicional tempero do feijão que lembra o prato da sua mãe ou avó, coloque meia cebola, um dente de alho, uma folha de louro e pimentão vermelho a gosto para cozinhar junto com o feijão, sem usar nenhum tempero pronto. Assim, você consegue deixar o prato com sabor caseiro que vai fazer sucesso na mesa da família.

Na hora de preparar o feijão carioca, troque metade da água do cozimento por um caldo de carne ou legumes, de preferência feito em casa. Para um feijão mais rico, cozinhe com bacon defumado em cubinhos ou linguiça paio em rodelas. O feijão fica pronto mais rápido quando cozido na panela de pressão, mas a vantagem de cozinhar em panelas grossas é ter controle da textura do caldo, podendo fazer ajustes adicionando água à medida que o caldo evapora, e manter a integridade dos grãos.

Para fazer o feijão preto ideal, vale dar um toque cítrico para realçar o sabor do alimento, despejando sobre o tradicional refogado de alho e cebola a quantidade de ½ xícara de chá de suco de laranja e misture ao feijão cozido.

 

Apesar de nutritivo, o feijão pode provocar certo incômodo gástrico, já que é um dos alimentos que mais provocam gases intestinais. Porém, é possível evitar o problema com um truque caseiro bastante simples: basta deixar o grão de molho na água e acrescentar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio por cerca de 8 horas antes do preparo.

Aprenda como preparar um saboroso arroz integral:

fonte:http://www.bolsademulher.com/casa/dicas-certeiras-para-temperar-feijao-e-conseguir-o-ponto-certo-vai-ficar-delicioso

Publicidade

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.

*